A Estruturação do Parágrafo
Parágrafo-padrão é uma unidade de composição
constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada
idéia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente
relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.
O parágrafo é indicado por um
afastamento da margem esquerda da folha. Ele facilita ao escritor a tarefa de
isolar e depois ajustar convenientemente as idéias principais de sua
composição, permitindo ao leitor acompanhar-lhes o desenvolvimento nos seus
diferentes estágios.
O tamanho do
parágrafo
Os parágrafos são moldáveis como a
argila, podem ser aumentados ou diminuídos, conforme o tipo de redação, o
leitor e o veículo de comunicação onde o texto vai ser divulgado. Se o escritor
souber variar o tamanho dos parágrafos, dará colorido especial ao texto,
captando a atenção do leitor, do começo ao fim. Em princípio, o parágrafo é
mais longo que o período e menor que uma página impressa no livro, e a regra
geral para determinar o tamanho é o bom senso.
Parágrafos curtos: próprios para textos pequenos, fabricados para
leitores de pouca formação cultural. A notícia possui parágrafos curtos em
colunas estreitas, já artigos e editoriais costumam ter parágrafos mais longos.
Revistas populares, livros didáticos destinados a alunos iniciantes,
geralmente, apresentam parágrafos curtos.
Quando o parágrafo é muito longo, o
escritor deve dividi-lo em parágrafos menores, seguindo critério claro e
definido. O parágrafo curto também é empregado para movimentar o texto, no meio
de longos parágrafos, ou para enfatizar uma idéia.
Parágrafos médios: comuns em revistas e livros didáticos destinados
a um leitor de nível médio (2º grau). Cada parágrafo médio construído com três
períodos que ocupam de 50 a 150 palavras. Em cada página de livro cabem cerca
de três parágrafos médios.
Parágrafos longos: em geral, as obras científicas e acadêmicas
possuem longos parágrafos, por três razões: os textos são grandes e consomem
muitas páginas; as explicações são complexas e exigem várias idéias e
especificações, ocupando mais espaço; os leitores possuem capacidade e fôlego
para acompanhá-los.
Tópico
frasal
A idéia central do parágrafo é enunciada através do
período denominado tópico frasal (também chamado de frase-síntese ou período
tópico). Esse período orienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem
outros períodos secundários ou periféricos; ele vai ser o roteiro do escritor
na construção do parágrafo; ele é o período mestre, que contém a frase-chave.
Como o enunciado da tese, que dirige a atenção do
leitor diretamente para o tema central, o tópico frasal ajuda o leitor a
agarrar o fio da meada do raciocínio do escritor; como a tese, o tópico frasal
introduz o assunto e o aspecto desse assunto, ou a idéia central com o
potencial de gerar idéias-filhote; como a tese, o tópico frasal é enunciação
argumentável, afirmação ou negação que leva o leitor a esperar mais do escritor
(uma explicação, uma prova, detalhes, exemplos) para completar o parágrafo ou
apresentar um raciocínio completo. Assim, o tópico frasal é enunciação, supõe
desdobramento ou explicação.
A idéia central ou tópico frasal geralmente vem no
começo do parágrafo, seguida de outros períodos que explicam ou detalham a
idéia central.
Exemplos:
Ao cuidar do gado, o peão monta e governa os cavalos sem maltratá-los. O modo de tratar o cavalo parece rude, mas o vaqueiro jamais é cruel. Ele sabe como o animal foi domado, conhece as qualidades e defeitos do animal, sabe onde, quando e quanto exigir do cavalo. O vaqueiro aprendeu que paciência e muitos exercícios são os principais meios para se obter sucesso na lida com os cavalos, e que não se pode exigir mais do que é esperado
Ao cuidar do gado, o peão monta e governa os cavalos sem maltratá-los. O modo de tratar o cavalo parece rude, mas o vaqueiro jamais é cruel. Ele sabe como o animal foi domado, conhece as qualidades e defeitos do animal, sabe onde, quando e quanto exigir do cavalo. O vaqueiro aprendeu que paciência e muitos exercícios são os principais meios para se obter sucesso na lida com os cavalos, e que não se pode exigir mais do que é esperado
A distribuição de renda no Brasil é injusta. Embora
a renda per capita brasileira seja estimada em U$$2.000 anuais, a maioria do
povo ganha menos, enquanto uma minoria ganha dezenas ou centena de vezes mais. A
maioria dos trabalhadores ganha o salário mínimo, que vale U$$112 mensais;
muitos nordestinos recebem a metade do salário mínimo,
Dividindo essa pequena quantia por uma família onde
há crianças e mulheres, a renda per capita fica ainda mais reduzida;
contando-se o número de desempregados, a renda diminui um pouco mais. Há
pessoas que ganham cerca de U$$10.000 mensais, ou U$$ 120.000 anuais; outras
ganham muito mais, ainda. O contraste entre o pouco que muitos ganham e o muito
que poucos ganham prova que a distribuição de renda em nosso país é injusta.
Exercícios
1. Desenvolva também estes tópicos frasais
dissertativos:
a) A prática do esporte deve ser incentivada e
amparada pelos órgãos públicos.
b) O trabalho dignifica o homem, mas o homem não
deve viver só para o trabalho.
c) A propaganda de cigarros e de bebidas deve ser
proibida.
d) O direito à cultura é fundamental a qualquer ser
humano.
2.
Desenvolva os tópicos frasais seguintes, considerando os conectivos:
a) O jornal pode ser um excelente meio de conscientização das pessoas, a não ser que
a) O jornal pode ser um excelente meio de conscientização das pessoas, a não ser que
b)
As mulheres, atualmente, ocupam cada vez mais funções de destaque na vida
social e política de muitos países; no entanto
c) Um curso universitário pode ser um bom caminho para a realização profissional de uma pessoa, mas..
c) Um curso universitário pode ser um bom caminho para a realização profissional de uma pessoa, mas..
d) Se não souber preservar a natureza, o ser
humano estará pondo em risco sua própria existência, porque...
e)
Muitas pessoas propõem a pena de morte como medida para conter a violência que
existe hoje em várias cidades; outras, porém
f) Muitos alunos acham difícil fazer uma redação, por que.
g) Muitos alunos acham difícil fazer uma redação, no entanto
h) Um meio de comunicação tão importante como a televisão não deve sofrer censura, pois
i) Um meio de comunicação tão importante como a televisão não deve sofrer censura, entretanto
j) O uso de drogas pelos jovens é, antes de tudo, um problema familiar, porque
l) O uso de drogas pelos jovens é, antes de tudo, um problema familiar, embora
Tópico frasal desenvolvido por enumeração.
f) Muitos alunos acham difícil fazer uma redação, por que.
g) Muitos alunos acham difícil fazer uma redação, no entanto
h) Um meio de comunicação tão importante como a televisão não deve sofrer censura, pois
i) Um meio de comunicação tão importante como a televisão não deve sofrer censura, entretanto
j) O uso de drogas pelos jovens é, antes de tudo, um problema familiar, porque
l) O uso de drogas pelos jovens é, antes de tudo, um problema familiar, embora
Tópico frasal desenvolvido por enumeração.
Exemplo:
A
televisão, apesar das críticas que recebe, tem trazido muitos benefícios às
pessoas, tais como: informação, por meio de noticiários que mostram o que
acontece de importante em qualquer parte do mundo; diversão, através de
programas de entretenimento (shows, competições esportivas); cultura, por meio
de filmes, debates, cursos.
Faça
o mesmo:
1.
Na escolha de uma carreira profissional, precisamos considerar muitos aspectos,
dentre os quais podemos citar:
2.
O desrespeito aos direitos humanos manifesta-se de várias formas:
3.
O bom relacionamento entre os membros de uma família depende de vários fatores,
como:
4.
A vida nas grandes cidades oferece vantagens e desvantagens. Dentre as
vantagens, podemos lembrar e, dentre as desvantagens,
Tópico
frasal desenvolvido por descrição de detalhes
É
o processo típico do desenvolvimento de um parágrafo descritivo:
Era
o casarão clássico das antigas fazendas negreiras. Assobradado, erguia-se em
alicerces o muramento, de pedra até meia altura e, dali em diante, de
pau-a-pique (...) �?
porta da entrada ia ter uma escadaria
dupla, com alpendre e parapeito desgastado.(Monteiro Lobato)
Tópico
frasal desenvolvido por confronto.
Trata-se
de estabelecer um confronto entre duas idéias, dois fatos, dois seres, seja por
meio de contrastes das diferenças, seja do paralelo das semelhanças.
Veja o exemplo:
Embora a vida real não seja um jogo, mas algo muito sério, o xadrez pode ilustrar o fato de que, numa relação entre pais e filhos, não se pode planejar mais que uns poucos lances adiante. No xadrez, cada jogada depende da resposta à anterior, pois o jogador não pode seguir seu planos sem considerar os contra-ataques do adversário, senão será prontamente abatido.
Veja o exemplo:
Embora a vida real não seja um jogo, mas algo muito sério, o xadrez pode ilustrar o fato de que, numa relação entre pais e filhos, não se pode planejar mais que uns poucos lances adiante. No xadrez, cada jogada depende da resposta à anterior, pois o jogador não pode seguir seu planos sem considerar os contra-ataques do adversário, senão será prontamente abatido.
O
mesmo acontecerá com um pai que tentar seguir um plano preconcebido, sem
adaptar sua forma de agir às respostas do filho, sem reavaliar as constantes
mudanças da situação geral, na medida em que se apresentam. (Bruno Betelheim,
adaptado)
Tópico
frasal desenvolvido por razões
No
desenvolvimento apresentamos as razões, os motivos que comprovam o que
afirmamos no tópico frasal.
As
adivinhações agradam particularmente às crianças. Por que isso acontece de
maneira tão generalizada? Porque, mais ou menos, representam a forma
concentrada, quase simbólica, da experiência infantil de conquista da
realidade.
Para
uma criança, o mundo está cheio de objetos misteriosos, de acontecimentos
incompreensíveis, de figuras indecifráveis. A própria presença da criança no
mundo é, para ela, uma adivinhação a ser resolvida. Daí o prazer de
experimentar de modo desinteressado, por brincadeira, a emoção da procura da
surpresa. (Gianni Rodari, adaptado)
Tópico
frasal desenvolvido por análise
É
a divisão do todo em partes.
Quatro
funções básicas têm sido atribuídas aos meios de comunicação: informar,
divertir, persuadir e ensinar. A primeira diz respeito à difusão de notícias,
relatos e comentários sobre a realidade. A segunda atende à procura de
distração, de evasão, de divertimento por parte do público. A terceira procura
persuadir o indivíduo, convencê-lo a adquirir certo produto.
A
quarta é realizada de modo intencional ou não, por meio de material que
contribui para a formação do indivíduo ou para ampliar seu acervo de
conhecimentos. (Samuel P. Netto, adaptado)
Tópico
frasal desenvolvido pela exemplificação
Consiste em esclarecer o que foi afirmado no tópico
frasal por meio de exemplos:
A imaginação utópica e inerente ao homem, sempre
existiu e continuará existindo. Sua presença é uma constante em diferentes
momentos históricos: nas sociedades primitivas, sob a forma de lendas e crenças
que apontam para um lugar melhor; nas formas do pensamento religioso que falam
de um paraíso a alcançar; nas teorias de filósofos e cientistas sociais que,
apregoando o sonho de uma vida mais justa, pedem-nos que “sejamos realistas,
exijamos o impossível”. (Teixeira Coelho, adaptado)
Exercícios
1. Grife o tópico frasal de cada parágrafo apresentado. Não deixe de observar como o autor desenvolve
a)
“O isolamento de uma população
determina as características culturais próprias. Essas sociedades não têm
conhecimento das idéias existentes fora de seu horizonte geográfico. É o que
acontece na terra dos cegos do conto de H.G. Welles. Os cegos desconhecem a
visão e vivem tranqüilamente com sua realidade, naturalmente adaptados, pois
todos são iguais. Esse conceito pode ser exemplificado também pelo caso das
comunidades indígenas ou mesmo qualquer outra comunidade isolada.”(Redação de
vestibular)
b)
“O desprestígio da classe política e
o desinteresse do eleitorado pelas eleições proporcionais são muitos fortes. As
eleições para os postos executivos é que constituem o grande momento de
mobilização do eleitorado. É o momento em que o povão se vinga, aprovando
alguns candidatos e rejeitando outros.
c)
Os deputados, na sua grande maioria,
pertencem à classe A. É com os membros dessa classe que os parlamentares mantêm
relações sociais, comerciais, familiares. É dessa classe com a qual mantêm
maiores vínculos, que sofrem as maiores pressões.
d)
Desse modo, nas condições concretas
das disputas eleitorais em nosso país, se o parlamentarismo não elimina
inteiramente a influência das classes D e E no jogo político, certamente atua
no sentido de reduzi-la.” (Leôncio M. Rodrigues)
2.
Apresentamos a seguir alguns tópicos frasais para serem desenvolvidos na
maneira sugerida.
a)
Anacleto é um detetive trapalhão.
(por enumeração de detalhes: forneça a descrição física e psicológica do
personagem).
b)
As novelas transmitidas pela
televisão brasileira são muito mais atraentes que nossos filmes. (por
confronto)
c) As cidades brasileiras estão se
tornando ingovernáveis. (por razões)
d) Há três tipos básicos de
composição: a narração, a descrição e a dissertação. (por análise)]
e) Nunca diga que algum ser humano é
uma ilha: tudo que acontece a semelhante nos atinge. (por exemplificação)
Bibliografia:
FIGUEIREDO, Luiz Carlos. A Redação pelo
Parágrafo. 1ª edição. Brasília, Editora UnB, 1995. DELMANTO, Dileta. Escrevendo
Melhor, 8ª série. 1ª edição. São Paulo, Editora Ática, 1995.
TUFANO, Douglas. Estudos de Redação.
4ª edição. São Paulo, Editora Moderna, 1996.
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